Senadora Leila pede suspensão do reajuste de passagens de ônibus entre DF e Entorno

Nesta sexta-feira (23), a senadora Leila Barros (PDT-DF) e o senador Jorge Kajuru (PSB-DF) formalizaram um pedido à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para suspender o recente reajuste de 8,56% no preço das passagens de ônibus que conectam o Distrito Federal e o Entorno.


A decisão de aumento, publicada no Diário Oficial da União, afetará diretamente os moradores de diversas cidades, como Planaltina de Goiás, Luziânia e Novo Gama, onde as tarifas podem atingir até R$ 11. O novo valor entrará em vigor a partir deste domingo, impactando significativamente a vida dos passageiros que dependem diariamente do transporte coletivo.

A ANTT justificou o reajuste com base em vários componentes, incluindo o aumento nos preços de combustíveis e óleo lubrificante, além do IPCA acumulado de 4,621% no período de janeiro a dezembro de 2023. No entanto, os senadores argumentam que a medida prejudicará consideravelmente a população que já enfrenta desafios de mobilidade.


O governo do Distrito Federal devolveu a gestão do transporte interestadual à ANTT em 2022, e recentemente, em 16 de fevereiro, o Ministério dos Transportes instituiu um grupo de trabalho para propor ações de gestão no transporte coletivo entre o DF e as cidades de Goiás no Entorno. Esse grupo terá representantes do governo federal e dos governos locais, com a expectativa de entregar um relatório com sugestões em até seis meses.


Diante desse contexto, Leila Barros e Jorge Kajuru solicitaram à ANTT a suspensão do reajuste pelo menos durante os 180 dias de duração do grupo de trabalho. Os senadores argumentam que a medida proporcionaria um tempo adequado para análise das propostas e revisão das políticas de transporte coletivo na região.


A Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF informou que cerca de 400 linhas atendem a 175 mil passageiros que necessitam se deslocar entre as duas regiões. Em 2023, a ANTT já havia anunciado dois reajustes nos valores das passagens de ônibus que fazem esse trajeto, aumentando a preocupação dos usuários com os constantes aumentos nas tarifas.


Os senadores aguardam uma resposta da ANTT e destacam a importância de considerar a situação econômica da população antes de implementar reajustes significativos, especialmente enquanto o grupo de trabalho busca soluções mais sustentáveis e eficazes para o transporte coletivo entre o Distrito Federal e as cidades do Entorno.

Compartilhe:

Junte-se a nós!
Venha fazer parte da construção de um novo Distrito Federal.