No dia 8 de março, celebraremos mais um Dia Internacional das Mulheres, é um momento de exaltar conquistas mas também de ressaltar a luta por direitos e segurança. Infelizmente, no Brasil, a violência contra mulheres ainda é uma realidade grave.
No Distrito Federal, foram 2.329 casos de perseguição contra mulheres e 1.529 registros de violência psicológica, segundo o levantamento do Anuário de Segurança Pública 2025. Esses dados reforçam a importância de fortalecer políticas públicas, ampliar os canais de denúncia e garantir uma rede de proteção eficiente para as vítimas.
Um avanço importante no enfrentamento a esse tipo de crime foi a Lei do Stalking (Lei nº 14.132/2021), fruto do trabalho da senadora Leila do Vôlei, que tornou crime a perseguição reiterada, prática que afeta principalmente mulheres. A legislação passou a punir condutas de vigilância, ameaça e perseguição física ou digital. “A perseguição destrói a liberdade e a tranquilidade das vítimas. Transformar essa prática em crime foi um passo essencial para proteger mulheres que vivem sob medo constante”, destaca a senadora.
O PDT reafirma seu compromisso histórico com a defesa das mulheres. Combater a violência, ampliar a participação feminina na política e garantir igualdade de oportunidades são pilares do trabalhismo. A luta por respeito, segurança e dignidade para as mulheres segue sendo uma prioridade para construir um Brasil mais justo para todas.

